ONDE ESTOU? HOME - NOTÍCIAS - LER NOTICIA
 
 
Valor de migração da AM para FM será divulgado na terça diz ministro
 
 

Brasília, 18/11/2015 – Os valores que emissoras de rádio de todo o Brasil terão de pagar para migrar da faixa AM para FM serão conhecidos na próxima terça-feira (24). O anúncio foi feito hoje (18) pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, durante audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, na Câmara dos Deputados.
 
Figueiredo revelou que a presidenta Dilma Rousseff vai assinar, no próximo dia 24, o decreto que estabelece as tarifas divididas em seis faixas de valores. Essa tabela foi elaborada levando em consideração fatores como abrangência, localização e alcance das emissoras.

Existem atualmente, no Brasil, 1.781 emissoras de rádio AM, sendo que 1.386 pediram para mudar para de faixa. O ministro disse que cerca de 1 mil rádios AM poderão fazer a migração para FM já em 2016. "As tarifas estão dentro do que o setor de radiodifusão espera e também adequadas para que o governo promova essa mudança."

Na audiência com os parlamentares, André Figueiredo lembrou ainda que a migração das rádios está relacionada também com a implantação do sistema de TV digital no país, que começa em 2016 e vai até 2018. Os canais de TV 5 e 6 serão desocupados com a digitalização e serão destinados para a faixa estendida do FM nos municípios.

Cobertura

O ministro garantiu que o desligamento-piloto do sinal analógico de TV, previsto para ocorrer em Rio Verde (GO) no dia 29 de novembro, manterá a meta de cobertura de 93% das residências com acesso ao sinal digital, não incluindo residências que acessam o sinal digital via TV por assinatura ou parabólica.

Segundo Figueiredo, a última pesquisa realizada na cidade goiana constatou que 49% das casas do município tinham acesso à TV digital. No entanto, ele reforçou que conversores digitais foram distribuídos aos beneficiários do Bolsa Família e que novas análises serão feitas nesses dias que antecedem o teste-piloto. Para ele, a implantação do sistema digitalizado no país é importante, pois representa investimentos de R$ 9 bilhões e um benefício direto para a população brasileira. 
 
 
Materia da Ascom do Ministério das Comunicações 
 

 
 
 
RÁDIO CULTURA DE GUANAMBI LTDA
Rua Otávio Mangabeira 1026, Ipanema, Guanambi - Bahia, CEP 46.430-000
Telefone: (77) 3451-1348 Fax: (77) 3451-2695 - Depto Coml. comercial@radioculturagbi.com.br