ONDE ESTOU? HOME - HISTÓRIA
A RÁDIO CULTURA
 

Há muito tempo a Rádio Cultura vem trazendo uma bagagem rica em experiências importantes fruto de seu trabalho sério e dinâmico. Conhecer um pouco mais sobre a história deste importante veículo de comunicação regional é fundamental para aqueles que desejam saber como se constrói uma verdadeira história de sucesso.

No final dos anos 70 três empresários guanambienses fundaram uma sociedade com uma finalidade impar: criar a primeira emissora de rádio para a cidade, o que começou a a se transformar numa doce realidade logo após a concretização do sodalício, formado pelos Srs. Almir Francisco de Moraes, José Neves Teixeira e Nilo Augusto Moraes Coelho.

Inicialmente, como não podia deixar de ser, tudo não passava de idéias, as quais foram sendo transpostas para o papel, analisadas, desenvolvidas e, finalmente, colocadas em prática. Ato contínuo, foram adotadas as medidas burocráticas necessárias à efetivação daquele embrião que viria a ser um dos mais importantes veículos de comunicação e informação de todo o Sudoeste baiano.

Tudo pronto e aprovado pelo Ministério das Comunicações, inclusive com a devida concessão dada, partiu-se firme para a segunda etapa do trabalho que consistia na aquisição de equipamentos e instalação dos mesmos, o que consumiu mais um bom tempo para que tudo chegasse aos seus devidos lugares, o que veio finalmente a acontecer, permitindo ao grupo colocar a emissora pioneira "no ar", em caráter experimental, no dia 10 de setembro de 1980, sob o nome de Rádio Cultura de Guanambi. E daí até sua entrada em operações definitivamente durou pouco tempo. Em 1º de janeiro de 1981, aquilo que era um simples sonho acabava de se transformar na mais incrível realidade: Guanambi ganhara sua primeira estação de rádio!

A princípio contando com um quadro totalmente composto por amadores, a emissora se impôs pela qualidade com que o pessoal cumpria suas obrigações, colocando "no ar" programas gerados a partir de seus próprios esforços e sem qualquer toque profissional mas que conseguia agradar a todos. Com o passar dos tempos, novos valores foram surgindo aqui mesmo, bem como foram sendo contratados profissionais de fora, com certa experiência nas lides radiofônicas, o que somente veio a engrandecer ainda mais a emissora, cada vez mais informativa e prestadora de serviços. E assim tem sido ao longo de seus anos de existência.

Presentemente, a Rádio Cultura é um dos veículos de comunicação e informação que mais serviços tem prestado a toda a região onde ela tem penetração, pois é muito comum em quase todo o tempo em que opera diariamente o estabelecimento de ligação entre pessoas amigas ou familiares que se encontram distantes uns dos outros, servindo-se da rádio para se comunicarem por telefone. É também ela quem mais veicula a informação, quer seja em forma de notícias, quer seja em forma de utilidade pública, etc. Sem dúvida, trata-se de uma emissora praticamente dirigida a um trabalho social de grande envergadura, o que lhe garante credibilidade e uma liderança de audiência jamais abalada pelas concorrentes que surgiram nesse interstício.

A Rádio Cultura de Guanambi tem uma equipe composta por homens e mulheres imbuídos da responsabilidade de manter sempre ereto o bom nome que a emissora soube conquistar por mais de duas décadas. Por isso mesmo, a Rádio Cultura não tem se afigurado como parcimoniosa quando o assunto envolve boas contratações ou o espargimento de qualidade pelos quadrantes regionais afora.

Esta é a Rádio Cultura de Guanambi, aquela que já foi sonho, hoje é realidade e onde as emoções continuam!...

 

Rádio Cultura ganha novo parque Transmissão, e presenteia seus ouvintes com mais qualidade de som.

Em um trabalho conjunto realizado no ultimo mês, a equipe técnica da rádio e engenheiros que vieram de são Paulo realizaram a mudança do parque de transmissão da rádio para um melhor local, ampliando o alcance e melhorando substancialmente a qualidade de som da rádio. Explica o Técnico da emissora Sebastian Marcos.
Os investimentos feitos pela Rádio Cultura de Guanambi - AM 1530 KHZ  nos últimos anos foram muitos, começando pela aquisição do novo transmissor, da nova unidade de sintonia ambos da Continental Eletrônica do Brasil, e para reforçar foi incorporado ao sistema um processador de áudio ORBISONIC e Link Teclar a ampliação do parque de transmissão da rádio veio junto com a mudança para Novo Parque de Transmissão área que é local bem melhor que antes, com isso ampliando o alcance e deixando a emissora preparada para receber em breve um novo transmissor de AM estéreo digital, totalmente em estado sólido, haja visto que a emissora recebeu autorização para aumento de potência, Conforme PORTARIA Nº449 Publicado no Diário Oficial de 25/06/2007  É a Rádio Cultura investindo na qualidade e com isto quem ganha é o ouvinte.

Novo Transmissor da Rádio Cultura leva qualidade de som aos ouvintes

A Rádio Cultura de Guanambi - AM 1530 KHZ realizou no ultimo més operação de ordem técnica para colocar no ar em caráter definitivo o seu novo transmissor, adquirido pela emissora.

O equipamento é dos mais modernos do mercado, ampliando o alcance e melhorando substancialmente a qualidade de som. "Adquirimos alguns componentes necessários para o pleno funcionamento do transmissor" explica o Diretor Técnico da emissora Sebastian Marcos.

Para efetuar os trabalhos, esteve em Guanambi o Sr Julielson Oliveira , do Departamento Técnico e de Engenharia da Continental Eletrônica do Brasil. Ele destacou a importância da aquisição do equipamento, " o novo transmissor vem melhorar a transmissão , já esta adaptado para a tecnologia o rádio digital que é uma realidade , isto mostra o caminho correto da Rádio Cultura em investir na qualidade e com isto quem ganha é o ouvinte".

 
RÁDIO CULTURA DE GUANAMBI LTDA
Rua Otávio Mangabeira 1026, Ipanema, Guanambi - Bahia, CEP 46.430-000
Telefone: (77) 3451-1348 Fax: (77) 3451-2695 - Depto Coml. comercial@radioculturagbi.com.br